Atividades

Debate que faz parte do “Ciclo Linguagem Televisiva e Gestão”.

Televisão e economia política: democratização da mídia

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Programa

Ivonete Lopes aborda a relevância da televisão pública para a democratização da comunicação sem, no entanto, eximir a responsabilidade das emissoras comerciais do cumprimento dos seus deveres como concessionárias de serviço público. Permeiam a apresentação os conceitos de democratização da comunicação e televisão pública, além da exposição de dados recentes da pesquisa de doutorado sobre a construção da rede nacional de televisão pública liderada pela TV Brasil, uma das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A emissora federal foi criada em 2007 e tem tentado constituir sua rede em associação com o antigo modelo de televisão não comercial, as TVs Educativas. 

Rafael Vilela discute a democratização da mídia a partir da atuação da Mídia Ninja, que surgiu de um acúmulo de mais de 15 anos de produção mídialivrista no Brasil, de experiências que vão desde os fanzines e da blogosfera ao Fora do Eixo, rede que está em mais de 150 cidades no país e vem desenvolvendo tecnologias de comunicação e produção de conteúdo há sete anos. Nesse processo, aproximou de si outras redes, coletivos, jornalistas e mídialivristas que juntos deram início a um projeto que ao mesmo tempo conseguiu fortalecer um veículo independente e também catalisar uma rede de comunicação autônoma que usufrui dos frutos e ferramentas desenvolvidas durante esse histórico. Mídia Ninja é hoje uma rede descentralizada de comunicadores que buscam novas possibilidades de produção e distribuição de informação. São milhares de pessoas usando a lógica colaborativa de compartilhamento que emerge da sociedade em rede como premissa e ferramenta. A iniciativa veio à tona há um ano durante a cobertura do Fórum Mundial de Mídia Livre na Tunísia e, desde então, a Mídia Ninja vem realizando coberturas por todo Brasil, apresentando pautas e abordagens omitidas na mídia tradicional.

*Este debate faz parte do “Ciclo Linguagem Televisiva e Gestão”, que discute alguns formatos e conteúdos gerados e difundidos pela televisão no Brasil, e o modo como essa produção se relaciona com a cultura e a sociedade brasileira.
 
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de agosto, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
 
(Foto: Mídia Ninja)

Palestrantes

Ivonete Lopes

Ivonete Lopes

Graduada em jornalismo, possui mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora de diversos artigos sobre políticas de comunicação no Brasil com ênfase na temática televisão pública. Editora do dossiê temático “Comunicação Pública: cenários e perspectivas” publicado pela Revista Eptic online. 

Rafael Vilela

Rafael Vilela

Fotógrafo e membro fundador do Mídia NINJA - Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. Integrante do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação de uma rede internacional de fotojornalismo. Registrou a crise dos índios Guarani-Kaiowá , a desocupação de Pinheirinho, as manifestações de junho de 2013 e a deposição do presidente Mohamed Morsi no Egito.

Valter Sales

Valter Sales

Bacharel e mestre em Comunicação Social (ECA-USP) e gerente do SescTV.     

Data

10/09/2014 a 10/09/2014

Dias e Horários

Quarta, 14h às 17h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira
 

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